Imagem Alt
  >  Outros   >  O que é café especial?

O que é café especial?

Para nós do 112, café especial é um processo meticuloso e cuidadoso em que o fruto passa até chegar a sua xicará. Ele começa na escolha da espécie a ser plantada, ARÁBICA ou CONILON, e geralmente os melhores grãos são os arábicos.

Começa assim, a cadeia do processo, escolhendo o local da plantação. Cada região do Brasil vai trazer sabores e aromas diferenciados para o café, onde as variáveis tais como:  o clima, altitude, terroir tem papéis importantes. Então passamos pela colheita seletiva, beneficiamento do café e o processo de secagem. Existem alguns tipos de secagem e falaremos sobre isso em outros posts.

Depois de selecionado e beneficiado o café vai para torrefação, outro processo importante na cadeia do café especial. O mestre de torras escolhe os grãos e faz vários testes para extrair o melhor em doçura, acidez e aromas.

E você pensa que acabou? Não… temos o último importante e cuidadoso processo de extração, onde o “grãozinho” torrado se torna uma bebida fantástica. É através do Barista que os atributos conseguidos na torra são evidenciados na xicará. Cada método de extração do café traz uma experiência diferente. Pode ser um Espresso, isso mesmo Espresso com “s” (vem do italiano), filtrado, infusão e vários outros. Vale lembrar que café especial não traz amargor e sim acidez.   Café especial é afeto, é cuidado, é valorização.

Poste um Comentário